Museu dos Terceiros Museu do Brinquedo Português Centro de Informação do Lima CIPVV CIHM

Tomada de Ponte de Lima por D. João I – Recriação Histórica 8 e 9 de outubro | Centro Histórico de Ponte de Lima
Museus Ponte de Lima| 04 de Outubro de 2016
A Vila Mais Antiga de Portugal apresenta no fim-de-semana de 8 e 9 de outubro a recriação histórica da "Tomada da Vila de Ponte de Lima em maio de 1385 de acordo com a crónica de D. João I".

Baseado no texto original de Fernão Lopes, a adaptação dramatúrgica é da autoria de Carlos Brochado de Almeida, com encenação teatral de Mário da Costa, numa organização do Município de Ponte de Lima, e com a preciosa colaboração da Companhia de Teatro Viv´Arte e dos Grupos de Teatro do concelho de Ponte de Lima, nomeadamente o Grupo de Teatro Gacel - Grupo de Ação Cultural e Estudos Limianos; Grupo de Teatro da Associação "Unhas do Diabo"; Grupo de Teatro Duplaface - Companhia das Artes da Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo; Grupo de Teatro Pequenos Atores do Lima e o Grupo de Teatro Gorilas.

A recriação histórica da "Tomada de Ponte de Lima por D. João I", leva-nos até ao ano de 1385. "Em Portugal tinha decorrido um período controversos sem rei para governar. D. Fernando tinha morrido e deixara como herdeira a filha D. Beatriz, casada com o Rei de Castelo. Este casamento levava consigo o reino de Portugal para o monarca Castelhano. Não foi com agrado que alguns portugueses viam a perda do trono e juntaram-se, lutaram e aclamaram rei de Portugal, D. João I, mestre de Avis, irmão bastardo do Rei falecido. D. João I começa então a percorrer o país para tomar as terras que apoiavam D. Beatriz e passa por Castelo de Neiva, Viana da Foz do lima (atual Viana do castelo) e chega a Ponte de Lima. As praças foram tomadas... e Ponte de Lima?"

Venha assistir a esta recriação histórica em pleno Centro Histórico de Ponte de Lima, nos dias 8 e 9 de outubro, com a seguinte programação:

Sábado, 8 de outubro, visita gratuita ao Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, entre as 20h00 e as 23h00.

Entretanto, às 21h00, visita guiada ao acampamento Castrense, instalado no areal, junto à Ponte Medieval.

No domingo, 9 de outubro, às 16h00, representação teatral da Tomada de Ponte de Lima, por D. João I, junto à Torre da Cadeia, seguindo-se para o Paço do Marquês.