CIHM

Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima – Inauguração Oficial a 10 de setembro Por sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

02 Setembro 2016

O Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, preside à inauguração do Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima. Nesta cerimónia marcará ainda presença o Chefe do Governo de Andorra, Antoni Martí. Este novo equipamento enquadra-se na estratégia de promoção de uma rede de equipamentos de vocação cultural e turística, de promoção dos recursos endógenos, do património histórico e religioso local.

O edifício do Paço do Marquês, situado em pleno centro histórico de Ponte de Lima, vai transformar-se num espaço museológico. Este novo lugar de cultura, tendo como ponto de partida um protocolo entre o Município de Ponte de Lima e o Exército Português, vai denominar-se Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima.

O espaço pretende ser um museu vivo, interativo, abordando a história militar também no contexto da região e do país, mas com uma incidência especial sobre Ponte de Lima e o território circundante.

Desta forma, a preocupação central deste Centro de Interpretação é o conhecimento da história local, dos seus lugares, suas gentes e protagonistas, procurando perpetuar memórias de factos históricos relevantes e consciencializar as populações de hoje para a importância desses episódios, bem como a necessidade de se envolverem efetivamente num projeto que é de todos os ponte-limenses e que engloba todo o território do concelho.

O programa expositivo, reflexo de um discurso museológico simultaneamente rigoroso e atraente, com recurso também às novas tecnologias, incorporará um vasto conjunto de materiais, desde réplicas, maquetes 3D, documentos gráficos, reproduções fotográficas, bem como algumas peças originais cedidas pelo Exército Português e por particulares, procurando também dar conta da evolução da indumentária militar e dos uniformes, bem como de diversas tipologias de armas.

O Centro de Interpretação da História Militar vai dispor de várias salas, cada uma referente a uma época específica: da época antiga à época moderna, sempre numa perspetiva histórica evolutiva, exibindo os pergaminhos militares de Ponte de Lima.

A abertura oficial está marcada para o dia 10 de setembro, às 11h30, tendo como convidado especial o Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.